Rejuvenescimento facial a laser

O feixe de laser já foi um verdadeiro avanço na cosmetologia - em 75% dos casos foi capaz de substituir injeções e procedimentos cirúrgicos. O rejuvenescimento facial a laser não consiste apenas em suavizar rugas e dobras, eliminar a pigmentação excessiva e aumentar a firmeza e elasticidade da pele: os raios podem suavizar amplamente o relevo da epiderme e remover cicatrizes. Está comprovado que este procedimento também tem efeito terapêutico e facilita o tratamento de algumas doenças dermatológicas.

O que é Rejuvenescimento Facial a Laser?

O procedimento é realizado por meio de dispositivos especiais, o feixe se move em uma "aperto" sobre a superfície da pele facial e penetra profundamente na derme. Altas frequências e aquecimento garantem a destruição das células velhas da pele, enquanto o tecido saudável circundante permanece inalterado. Neles começam os processos de produção ativa de colágeno e elastina - essas substâncias são necessárias para restaurar os danos. A pele renovada é absolutamente saudável e totalmente funcional.

Dependendo de qual área do rosto necessita de rejuvenescimento a laser, o médico seleciona a temperatura ideal de tratamento que evita o desenvolvimento de queimaduras.

O rejuvenescimento facial a laser não é um procedimento traumático, não requer anestesia geral e não requer um longo período de reabilitação do paciente em clínica.

Indicações e contra-indicações para levantamento a laser

O rejuvenescimento facial a laser é um procedimento cosmético único que tem efeito complexo e resolve vários problemas ao mesmo tempo. Portanto, as indicações são muitas - em uma clínica moderna, os médicos recomendam frequentar várias sessões se você tiver:

  • Rugas em todas as áreas do rosto– Rugas faciais, relacionadas com a idade, profundas;
  • elasticidade da pele reduzida– Ptose (queda das pálpebras), formação de papada, oval facial "flutuante";
  • defeitos externos na pele– Cicatrizes, marcas de acne e remoção mecânica de grandes acnes, estrias;
  • Mudanças na tez– aparecimento de manchas amarelas na pele, tonalidade acinzentada, ausência total de blush natural;
  • oleosidade excessiva da epiderme– acompanhado de poros dilatados, aparecimento frequente de acne e brilho oleoso;
  • Inchaço e bolsas sob os olhos, olheiras;
  • Rosácea– Manifestações vasculares na epiderme como "redes", "estrelas".

Embora o rejuvenescimento facial a laser seja considerado por alguns um procedimento seguroContra-indicaçõesPara realizá-lo existem:

  • períodos de gravidez e amamentação;
  • patologias oncológicas, independentemente da localização da neoplasia maligna;
  • Diabetes mellitus de qualquer tipo;
  • Disfunção tireoidiana com síntese hormonal excessiva ou insuficiente;
  • Transtornos Mentais, Desordem Mental;
  • doenças neurológicas como epilepsia (acompanhada de síndrome convulsiva);
  • predisposição à formação de cicatrizes quelóides;
  • Psoríase, eczema, herpes com sinais na face.

Há também uma série de limitações condicionais - exacerbação de patologias internas crônicas, aumento da temperatura corporal, menstruação, danos à pele em áreas supostamente expostas aos raios laser: é necessário esperar até que o estado geral de saúde seja restaurado.

Vantagens e desvantagens do rejuvenescimento da pele a laser

O procedimento em questão é um dos mais populares e isso não surpreende - tem muitas vantagens que o médico menciona já na consulta inicial:

  • sob a influência dos raios laser, são ativados processos biológicos naturais nas células da derme – regeneração, metabolismo, produção de colágeno e elastina;
  • O procedimento pode ser realizado em qualquer tipo de pele, independente da gravidade das alterações relacionadas à idade e dos problemas dermatológicos existentes (há exceções isoladas à lista de contraindicações);
  • a probabilidade de cicatrizes é reduzida a zero e só aumenta se você ignorar as recomendações de especialistas em cuidados com a pele durante o período de reabilitação;
  • excluem-se reações alérgicas e complicações infecciosas, embora sejam inerentes a intervenções cirúrgicas e técnicas de injeção;
  • Falta de um período completo de reabilitação – em poucos dias a pele está restaurada, não é necessário o uso de medicamentos;
  • Os efeitos colaterais são menores, desaparecem rapidamente e pertencem à categoria de reação normal do corpo às influências agressivas.

Existem também algumas "desvantagens" do rejuvenescimento da pele a laser:

  • Para obter um efeito pronunciado, você precisa realizar várias sessões.
  • Os resultados duram menos em comparação com injeções cosméticas e procedimentos cirúrgicos;
  • Os pré-requisitos para o período de preparação devem ser atendidos.

Apenas três desvantagens são perfeitamente compensadas pelas vantagens do rejuvenescimento facial a laser!

Tipos de rejuvenescimento a laser

O procedimento em questão pode ser realizado por diferentes métodos - cada um deles é seguro e altamente eficaz. Durante a consulta, o médico informará o paciente sobre cada tipo de rejuvenescimento facial a laser; a seleção é feita levando em consideração parâmetros individuais – idade, estado inicial da pele, presença de patologias internas e doenças dermatológicas, gravidade das alterações relacionadas à idade.

Métodos ablativos

É realizado com feixes de laser totais ou parciais. Durante o trabalho, o médico limpa completamente a camada superficial da epiderme das células "velhas" ou danifica-as em pequena profundidade. A restauração da pele ocorre devido à produção ativa de colágeno, elastina e divisão celular dos tecidos saudáveis ao redor do locais onde o Jet atua. A nova pele fica firme, elástica e com tom uniforme.

Os métodos ablativos danificam permanentemente a epiderme, por isso o seu período de recuperação é ligeiramente mais longo do que outros.

Fracionário

O feixe de laser é espalhado em microfeixes através de uma rede especial - os danos à epiderme afetam apenas 20-25% da área, as células restantes permanecem inalteradas e totalmente funcionais. Este efeito direcionado promove a evaporação do fluido das células e a rápida renovação dos processos regenerativos. As células intocadas passam a produzir colágeno e elastina em grandes quantidades - isso é necessário para a cicatrização dos danos causados.

Como o rejuvenescimento facial a laser fracionado danifica apenas parcialmente a epiderme, a recuperação leva apenas alguns dias.

Biorevitalização a laser

Esta é uma combinação de duas técnicas – dano celular para estimular processos biológicos e introdução de ácido hialurônico nas camadas da derme. O aparelho emite pulsos curtos e os repete várias vezes - assim é possível "quebrar" células mortas. Ao mesmo tempo, o laser entrega o medicamento selecionado na profundidade desejada - esse parâmetro é definido pelo médico.

A biorevitalização a laser é particularmente recomendada para sinais pronunciados de envelhecimento no rosto - rugas profundas, dobras e linhas finas. Tem um efeito cumulativo e um efeito prolongado - uma melhora na aparência é observada por mais 2-3 meses após a conclusão do procedimento.

Farol alto

A pele fica exposta a um feixe completo, causando danos a toda a epiderme. Este método é ideal para pessoas com inúmeros problemas cosméticos e dermatológicos. Na verdade, após esse tipo de rejuvenescimento a laser, a camada superficial do rosto fica 100% renovada. É o que os cosmetologistas prescrevem para aqueles pacientes que desejam se livrar de cicatrizes, cicatrizes e manchas após acne.

A recuperação é demorada - não é necessária internação, mas vale a pena tirar 7 a 10 dias de folga para descansar, fazer cuidados com a pele e não se preocupar com a própria aparência durante o período de reabilitação.

Método não ablativo

Funciona muito bem para flacidez da pele, rugas profundas e pigmentação excessiva. Isso permite tratar uma grande área da pele de uma só vez em um procedimento - por exemplo, todas as áreas do rosto. A vantagem do método não ablativo é que as camadas profundas da derme são danificadas e a epiderme permanece inalterada.

Este tipo de rejuvenescimento facial a laser também tem um "efeito colateral" agradável - além do rejuvenescimento, as manchas da idade são eliminadas, os poros são estreitados e as manchas de acne ficam minimamente visíveis.

superfície

Este é o método mais indolor e seguro do procedimento em questão - durante o processo apenas as células superficiais são expostas aos raios laser, até a membrana basal permanece intacta. Esta técnica resolve perfeitamente o problema dos estágios iniciais do envelhecimento, corrige o tom facial e elimina relevos irregulares.

Uma característica distintiva é que a recuperação leva apenas 3 dias e os resultados alcançados duram de 6 a 12 meses.

Mediana

Recomendado para pacientes que já apresentam rugas, incluindo manchas senis, manchas senis e pele levemente flácida. Pertence à categoria de peelings a laser, os raios atuam na profundidade máxima de 1, 3 mm.

O procedimento é realizado com géis anestésicos. O paciente pode então sentir desconforto e até dor leve por 24 horas. A reabilitação dura pelo menos 5 dias.

Profundo

O feixe de laser danifica todas as camadas da epiderme, incluindo a camada papilar. O procedimento de rejuvenescimento profundo a laser é doloroso, mas somente ele pode resolver o problema das mudanças pronunciadas relacionadas à idade. Os cosmetologistas recomendam esta técnica para pacientes com mais de 50 anos.

A reabilitação dura até 2 semanas, mas se seguir todas as prescrições médicas nesse período, os resultados alcançados durarão em média 4 anos.

Como se preparar para o rejuvenescimento da pele a laser?

Como parte da fase de preparação, é realizada uma consulta inicial com um especialista. O médico examina a pele do rosto, avalia seu estado, identifica problemas, exclui ou confirma contra-indicações. A esteticista decide imediatamente a escolha do método de rejuvenescimento a laser e o número de sessões por curso. O paciente então recebe recomendações sobre como se preparar para o procedimento – que começa 14 dias antes da data marcada. O que é importante fazer:

  • Não exponha seu rosto aos raios ultravioleta (raios solares) nem visite uma cama de bronzeamento artificial.
  • recusar a realização de procedimentos cosméticos associados a doenças/danos cutâneos – peelings, limpeza facial;
  • Só pare de tomar certos medicamentos (fluoroquinolonas, diuréticos, sulfonamidas, antiinflamatórios não esteroides) após consultar o seu médico.

3 dias antes da data prevista para o rejuvenescimento facial a laser, é necessário parar de ingerir bebidas alcoólicas, é aconselhável parar de fumar (ou reduzir radicalmente o número de cigarros) e não incluir alimentos da categoria alérgenos em sua dieta (morangos, chocolate , framboesas, frutas cítricas, frutos do mar).

Procedimento de rejuvenescimento a laser

O procedimento em si começa com um check-up facial - o médico deve certificar-se de que não há inflamações, arranhões ou bronzeado recente na superfície da pele. Depois disso, o rejuvenescimento a laser é realizado em etapas:

  1. Limpar o rosto de resíduos de cosméticos decorativos, poeira e sujeira– realizado com tônicos e loções profissionais que não contenham álcool.
  2. Desinfecção da pele– O rosto é tratado com uma solução anti-séptica que impede a penetração de agentes infecciosos na epiderme.
  3. anestesia– não é realizado em todos os procedimentos, mas deve ser aplicado um gel anestésico a pedido do paciente. O médico espera então de 15 a 20 minutos - tempo suficiente para que apareçam as propriedades analgésicas do produto aplicado.
  4. Tratamento de pele a laser você mesmo. O paciente pode sentir calor, leve formigamento ou queimação. Certifique-se de direcionar um jato de ar frio para o rosto - isso aliviará a condição e reduzirá a intensidade das sensações desagradáveis.
  5. Aplicando uma máscara calmante– alivia a inflamação, ajuda a eliminar rapidamente o inchaço e a vermelhidão e reduz a gravidade da coceira.

Imediatamente após o término da sessão, o paciente pode deixar a clínica, tendo previamente recebido recomendações do médico sobre o período de recuperação.

Rejuvenescimento facial a laser: fotos antes e depois

antes e depois do rejuvenescimento a laser

Recuperação após o procedimento

A duração do período de recuperação depende do tipo de rejuvenescimento facial a laser utilizado. A duração mínima é de 2 a 3 dias, mas mais frequentemente são necessários 5 a 10 dias para a reabilitação. Independentemente da técnica utilizada, é terminantemente proibido tocar o rosto com as mãos ou mesmo lavar o rosto nas primeiras 24 horas após a sessão. Nos próximos 3 dias de recuperação:

  • É terminantemente proibida a realização de tratamentos termais - deve-se adiar a ida ao balneário, sauna ou banho quente;
  • Não se pode usar água da torneira para lavar - ela tem alto teor de cloro, que causa queimaduras e irritações;
  • Você não precisa ficar muito tempo ao ar livre - os raios ultravioleta (eles penetram até através de nuvens densas) causam forte pigmentação;
  • Para a limpeza não utilize cosméticos que contenham etanol e na hora da lavagem utilize pano ou esfoliantes (mesmo macios e delicados);
  • Trate seu rosto com um hidratante duas a três vezes ao dia.
  • Aplique produtos contendo pantenol na pele uma vez ao dia.

Os peelings químicos são estritamente proibidos dentro de 2 meses do respectivo procedimento! E mesmo em tempo nublado, é preciso aplicar protetor solar com FPS alto no rosto.

Você não pode remover crostas à força ou arranhar o rosto - isso pode levar à formação de cicatrizes que só podem ser removidas cirurgicamente.

Possíveis complicações e consequências

Imediatamente após a sessão, a pele do rosto fica vermelha, com muita coceira e surge uma sensação de queimação - esta é uma reação normal aos danos à epiderme e às camadas mais profundas da derme. Se o desconforto for intenso, deve-se tomar comprimidos anti-histamínicos, cuja seleção é recomendada por um cosmetologista. O peeling ativo começa no 2º dia após o rejuvenescimento facial a laser. Os efeitos listados são normais, não há necessidade de ação, basta seguir rigorosamente as recomendações de reabilitação do especialista.

Se estiver na pele do rosto:

  • As erupções cutâneas apareceram na forma de pequenas espinhas;
  • existem sinais de inflamação;
  • Cicatrizes começaram a se formar,

Então você deve entrar em contato com a clínica para aconselhamento. Isso acontece com mais frequência quando o próprio paciente não seguiu as regras do período de recuperação.

Opiniões sobre rejuvenescimento a laser

Nossos pacientes deixam apenas comentários positivos sobre qualquer tipo de rejuvenescimento facial a laser. Isso se deve não só às características e capacidades do procedimento, mas também ao alto profissionalismo dos médicos atuantes. Eles possuem conhecimento e experiência suficientes, trabalham com equipamentos modernos e certificados e seguem rigorosamente os protocolos internacionais na realização de reuniões.

Perguntas frequentes

Todas as dúvidas sobre o procedimento podem ser tiradas à esteticista durante a consulta inicial. Porém, como a maioria deles é padrão, abaixo estão as respostas para os mais populares.

Quem pode se submeter ao rejuvenescimento da pele a laser?

Homens e mulheres com 18 anos ou mais. É importante que não tenham nenhuma doença incluída na lista de contra-indicações. O rejuvenescimento da pele facial a laser é uma excelente alternativa à cirurgia.

Que efeito o procedimento tem além do rejuvenescimento?

Um feixe de laser pode remover cicatrizes, tatuagens, marcas de acne e acne. Há uma melhora geral na aparência da pele - os processos inflamatórios são interrompidos, a produção de secreções sebáceas diminui e os poros se estreitam.

Quanto tempo dura uma sessão de rejuvenescimento facial a laser?

Um procedimento dura 30-60 minutos. Se o médico usar anestésicos locais, a duração da sessão aumenta em 15-20 minutos (a duração do gel).

Quando aparecerão os primeiros resultados?

Imediatamente após a reabilitação, a pele do rosto muda. Torna-se liso, sem manchas de pigmentação, firme, elástico, pequenas rugas são suavizadas.

É possível combinar o rejuvenescimento facial a laser com outros procedimentos?

Sim, mas de forma limitada e somente após consulta com uma esteticista! Após a conclusão do curso, são permitidos preenchimentos injetáveis e terapia botulínica.

Quantos procedimentos são necessários?

Normalmente, é recomendado um curso de 2 a 5 sessões com um intervalo de 2 a 4 semanas.

Numa clínica profissional, os especialistas estão prontos para oferecer um serviço abrangente de rejuvenescimento facial a laser - desde a consulta inicial até o monitoramento do estado da pele durante o período de reabilitação. Os especialistas trabalham apenas com equipamentos profissionais; o procedimento é realizado estritamente de acordo com os protocolos existentes, reduzindo a zero o risco de efeitos colaterais e complicações.